quarta-feira, 27 de março de 2013

RPG do RPG: mundo

Resumo
A história se passa em um mundo medieval fantástico onde a magia foi banida séculos atrás.

Cenário
O local que se desenvolve a história é uma ilha/continente composta por vários pequenos reinos, condados e ducados. E todos esses líderes locais respondem ao Grande Rei. O mundo gira em torno de certa hierarquia bem definida, onde os súditos devem prestar um juramento de fidelidade a seus líderes locais e estes, por sua vez, prestam juramento ao Grande Rei. O Grande Rei é meio que uma figura simbólica, um centro de poder, cada líder local governa com bem entender. Mas eles devem pagar tributos regulares ao Grande Rei e atender eventuais solicitações.

Cenário Psicológico
As pessoas que vivem neste mundo cresceram acreditando que a magia é algo mal e deve ser destruída. Uma analogia poderia ser com o mosquito da dengue: ninguém quer conviver com isso e não tem nenhum remorso de matá-los e buscam acabar com os focos; e se verem um, provavelmente vão atrás dele até matá-lo. É mais ou menos assim que as pessoas encaram os mágicos (coletivo de magos, criaturas mágicas e qualquer outro ser místico, mitológico ou que use magia). O mesmo vale para artefatos mágicos, encantados ou amaldiçoados, sendo vistos como algo perverso que deve ser destruído.

Histórico
Séculos atrás, a magia foi banida deste mundo. Não se sabe por que ou como, ocorreu a muito tempo atrás e ninguém lembra mais. Desde o banimento a história pode ser dividida em cinco períodos bem definidos.
1) Num primeiro momento, os magos e criaturas mágicas (a.k.a. mágicos) foram mortos sem saber. Houve um extermínio generalizado, emboscadas foram armadas, muitas raças foram dizimadas. Cerca de 80% dos mágicos mortos depois do banimento foi neste período. Muitos itens mágicos, encantados ou amaldiçoados também foram destruídos.
2) Quando os mágicos perceberam o que estava acontecendo e conseguiram se organizar, eles revidaram. O mundo passou por um longo período de guerras, entre os mágicos e os não-mágicos. Porém, esta luta logo perdeu força. Os mágicos perceberam que não adiantava lutar, eles estavam muito enfraquecidos devido ao primeiro período de extermínios e não eram tão unidos a ponto de conseguir resistir. Assim eles acabaram perdendo a guerra, e deu-se início o terceiro período da história.
3) Os mágicos sobreviventes, após perderem suas forças para revidar, fugiram e se esconderam. Os não-mágicos acreditaram que tinham vencido a guerra de vez e banido para sempre a magia do mundo. Este foi um período tranquilo e de paz. Porém, o ressentimento era forte e não facilmente esquecido, e eventualmente os mágicos atacavam em busca de vingança.
4) O povo não-mágico acaba por perceber que os mágicos não foram banido, mas se escondiam entre eles. O quarto período é marcado por uma forte caçada aos mágicos escondido, começa uma “caça às bruxas”. Inicialmente houve uma mobilização para desmascarar os mágicos, mas acabou saindo de controle e as acusações de magia começaram a atingir pessoas “inocentes”. Neste período a religião perdeu muita força, pois os encontros religiosos eram confundidos com encontros satânicos ou de natureza sobrenatural. Muitos religiosos foram mortos como sendo mágicos e as pessoas abandonaram seus cultos, preferindo louvar seus deuses de forma mais discreta, construindo pequenos altares em casa ou simplesmente cultivando a fé interior. O povo vivia com medo e aos poucos a magia se tornou um tabu, as pessoas evitavam falar sobre isso, evitando o assunto.
5) No período atual, a caçada diminuiu consideravelmente, somente alguns caçadores esporádicos ainda seguem procurando mágicos escondidos. O povo prefere ignorar o assunto e fingir que magia na existe. A religião continua sendo muito fraca neste período.

Nenhum comentário: