quinta-feira, 26 de abril de 2012

mais políticos

Eu acho que deveriam existir mais políticos. Não cargos, mas candidatos. As pessoas costumam reclamar e falar mal de políticos, mas se parar para pensar, meu pensamento tem bastante lógica. Políticos vão existir, querendo ou não, eles fazem parte do sistema. A reclamação não é sobre o cargo em si, mas sobre o que as pessoas fazem quando estão neles. Siga minha lógica. É uma analogia simples. Imagine o vestibular. O curso mais concorrido é medicina, disso ninguém duvida. É o curso mais difícil de entrar, com as maiores médias e densidades. Por ser assim, só os mais capacitados e esforçados conseguem entrar. Agora imagine se o número de vagas duplicasse, triplicasse ou ainda fosse dez vezes maior. Teoricamente o nível dos candidatos que entrassem no curso iria diminuir. Aconteceria o contrario se diminuíssemos o número de vagas, teoricamente, somente os melhores dos melhores entraria. Isso é só para entrar no curso, como cada um vai levar ele adiante é por sua conta. Não necessariamente o primeiro colocado vai ser o melhor quando se formar. Agora aplique isso para as eleições. Não podemos manipular o número de vagas. Alguns vão argumentar que não precisaria tantos vereadores ou deputados, mas não temos como ter menos governadores ou prefeitos. Se aplicarmos a lógica que eu tentei demonstrar, chegamos a uma conclusão: quanto mais políticos candidatos tiver, mais concorrência, que leva a uma disputa maior e por fim, somente os melhores passariam. Isso é similar a lei da oferta e da procura. Agora se perguntem, isso funcionaria? É possível acabar com a corrupção assim? Eu tenho certo conhecimento da máquina política para saber que as coisas não funcionam tão simples assim. A política vai muito além de quais candidatos escolhemos, essa é só a ponta do iceberg. Só que evolução não se faz de um dia para o outro, e não precisa ser biólogo para saber disso. Sobrevivência do mais forte, do mais adaptável. Isso pesa tanto para o bem quanto para o mal, depende do seu ponto de vista. Essa viagem toda começou quando vi esse vídeo:

Nenhum comentário: